Nossa
metodologia
Nosso foco é avaliar a comunicação e a transparência de produtos sociais à venda no mercado brasileiro, pontos-chave na criação de uma boa campanha. Selecionamos uma primeira amostra de 128 produtos e, após triagem inicial, chegamos a 66 analisados. A escolha é norteada pelo potencial de impacto social, com preferência para empresas de grande porte e conhecidas do público.

Critérios e pontuação
Cada um dos critérios gera uma
avaliação de 0 a 10 pontos que, somada, totaliza a classificação do produto entre 1 e 5 estrelas
Mantivemos os critérios das primeiras edições do
Guia, avaliando a clareza da mecânica e da proposta de doação; a apresentação do produto e a sua conexão com o propósito da marca; a publicização da prestação de contas; e a disposição da marca em atender a dúvidas por meio de seus canais.
Adicionamos, ainda, dois novos critérios, que analisam a inovação trazida pelo produto e pela campanha, bem como seu impacto social.
10 pontos
Esclarece mecanismo, causa e organização beneficiada
5 pontos
Deixa dúvidas sobre mecanismo ou organização beneficiada
0 pontos
Não dá para entender a proposta ou causa
QUALIFICAÇÃO

RESULTADO
55 a 60 pontos
QUALIFICAÇÃO

RESULTADO
40 a 50 pontos
QUALIFICAÇÃO

RESULTADO
25 a 35 pontos
QUALIFICAÇÃO

RESULTADO
15 a 20 pontos
QUALIFICAÇÃO

RESULTADO
0 a 10 pontos
Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2024
Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2024
Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2024


Júri
Após a classificação dos produtos, reunimos um júri especializado para avaliar, dentre as marcas mais bem classificadas, quais os destaques do ano em cada uma das categorias analisadas.
Selecionamos profissionais com experiência na construção de planejamento e narrativas para campanhas publicitárias e de engajamento, e que também entendem a dinâmica de captação de recursos para causas sociais.

Gabriela Rodrigues
Uma das publicitárias mais admiradas do Brasil, segundo a SCOPEN. Chief Impact Officer da Droga5 São Paulo, fundadora da WALK, colunista, professora e jurada nas maiores premiações criativas do mundo.

Marcio Black
Cientista político, maratonista e produtor cultural. Atualmente é diretor de Advocacy e Conhecimento do Instituto Beja.

Marcus Nakagawa
Doutor em sustentabilidade pela USP, autor premiado Jabuti, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, ESG, empreendedorismo e estilo de vida. Idealizador, fundador e presidente da Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Professor da Graduação e MBA da ESPM. Coordenador do
CEDS - Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental.

Mariana Ribeiro
Executiva, estrategista de impacto e comunicadora com 10+ anos de experiência em projetos e campanhas de mobilização social e ambiental. Atualmente, é CEO de CLARICE, um estúdio dedicado desenvolver pesquisas e produções sobre mulheres e poder.

Mariana Sgarioni
Jornalista especializada em sustentabilidade empresarial e ESG. Ocupou cargos relevantes nas principais redações do país. Assina a coluna Negócios Sustentáveis, no UOL, além de mediar eventos corporativos.
OS MELHORES PRODUTOS SOCIAIS DE 2023

Como foi a avaliação dos jurados?
Os jurados se reuniram presencialmente, em São Paulo, para eleger os melhores produtos de 2023 com base nos seguintes critérios:
EXPERIÊNCIA COM O PRODUTO
Dá vontade de comprar o produto/fazer parte da causa?
INICIATIVA ESCALÁVEL
É capaz de impactar muitos consumidores e/ou mudar comportamentos?
PRODUTO INTEGRADO AO PERFIL DA MARCA
Há relação entre o negócio e a causa que está apoiando?
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
A história está sendo bem contada?