top of page

Nossa
metodologia

Nosso foco é avaliar a comunicação e a transparência de produtos sociais à venda no mercado brasileiro, pontos-chave na criação de uma boa campanha. Selecionamos uma primeira amostra de 128 produtos e, após triagem inicial, chegamos a 66 analisados. A escolha é norteada pelo potencial de impacto social, com preferência para empresas de grande porte e conhecidas do público.

Ícone de mão dando check em um formulário
 Critérios e pontuação 

Cada um dos critérios gera uma
avaliação de 0 a 10 pontos que, somada, totaliza a classificação do produto entre 1 e 5 estrelas

Mantivemos os critérios das primeiras edições do
Guia, avaliando a clareza da mecânica e da proposta de doação; a apresentação do produto e a sua conexão com o propósito da marca; a publicização da prestação de contas; e a disposição da marca em atender a dúvidas por meio de seus canais.
Adicionamos, ainda, dois novos critérios, que analisam a inovação trazida pelo produto e pela campanha, bem como seu impacto social.

10 pontos

Esclarece mecanismo, causa e organização beneficiada

5 pontos

Deixa dúvidas sobre mecanismo ou organização beneficiada

0 pontos

Não dá para entender a proposta ou causa

QUALIFICAÇÃO

Ícone de estrela amarela

RESULTADO

55 a 60 pontos

QUALIFICAÇÃO

Ícone de estrela amarela

RESULTADO

40 a 50 pontos

QUALIFICAÇÃO

Ícone de estrela amarela

RESULTADO

25 a 35 pontos

QUALIFICAÇÃO

Ícone de estrela cinza sem fundo

RESULTADO

15 a 20 pontos

QUALIFICAÇÃO

Ícone de estrela cinza sem fundo

RESULTADO

0 a 10 pontos

Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2024

Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2024

Baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2024

Foto de várias pessoas sentadas conversando em uma sala e olhando para uma televisão
Foto de mulher de cabelos curtos e homem negro com tatuagem sorrindo um ao lado do outro sentados

Júri

Após a classificação dos produtos, reunimos um júri especializado para avaliar, dentre as marcas mais bem classificadas, quais os destaques do ano em cada uma das categorias analisadas.
Selecionamos profissionais com experiência na construção de planejamento e narrativas para campanhas publicitárias e de engajamento, e que também entendem a dinâmica de captação de recursos para causas sociais.

Foto de uma mulher de cabelos curtos sorrindo e de camiseta preta em frente a um fundo azul
 Gabriela Rodrigues 

Uma das publicitárias mais admiradas do Brasil, segundo a SCOPEN. Chief Impact Officer da Droga5 São Paulo, fundadora da WALK, colunista, professora e jurada nas maiores premiações criativas do mundo.

Foto de homem negro e barba grisalha, camiseta preta, sorrindo em frente a um fundo azul
 Marcio Black 

Cientista político, maratonista e produtor cultural. Atualmente é diretor de Advocacy e Conhecimento do Instituto Beja.

Foto de homem asiático com camisa branca sorrindo em frente a um fundo azul
 Marcus Nakagawa 

Doutor em sustentabilidade pela USP, autor premiado Jabuti, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, ESG, empreendedorismo e estilo de vida. Idealizador, fundador e presidente  da Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Professor da Graduação e MBA da ESPM. Coordenador do
CEDS - Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental.

Foto de mulher branco sorrindo, cabelos castanhos cacheados, em frente a um fundo azul
 Mariana Ribeiro 

Executiva, estrategista de impacto e comunicadora com 10+ anos de experiência em projetos e campanhas de mobilização social e ambiental. Atualmente, é CEO de CLARICE, um estúdio dedicado desenvolver pesquisas e produções sobre mulheres e poder.

Foto de mulher branco com cabelos longos, regata preta e manta vermelha, sorrindo em frente a um fundo azul
 Mariana Sgarioni 

Jornalista especializada em sustentabilidade empresarial e ESG. Ocupou cargos relevantes nas principais redações do país. Assina a coluna Negócios Sustentáveis, no UOL, além de mediar eventos corporativos.

OS MELHORES PRODUTOS SOCIAIS DE 2023

Ícone de troféu preto e branco
Como foi a avaliação dos jurados? 

Os jurados se reuniram presencialmente, em São Paulo, para eleger os melhores produtos de 2023 com base nos seguintes critérios:

EXPERIÊNCIA COM O PRODUTO 

Dá vontade de comprar o produto/fazer parte da causa? 

 

INICIATIVA ESCALÁVEL

É capaz de impactar muitos consumidores e/ou mudar comportamentos?

 

PRODUTO INTEGRADO AO PERFIL DA MARCA

Há relação entre o negócio e a causa que está apoiando?

 

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 

A história está sendo bem contada?

Conheça os melhores produtos sociais
de 2022

Ilustra da página principal do Guia e outros elementos coloridos, como um boneco, um coração e umas folhagens

Quer ver sua marca representada na próxima edição do guia?

Preencha o formulário e mostre que seu produto social merece 5 estrelas!

Embalagem de café sem marca escrito "produto social"

Quer informar um erro no conteúdo deste guia? Escreva para 

bottom of page